Centenas de habitantes de Loja, ao sul do Equador, impulsionam há quatro anos um programa de mutirão e diversos trabalhos voluntários entre vizinhos para financiar a construção de 30 igrejas em toda o estado.

Através de rifas, venda de comida típica e outras atividades, os habitantes colaboraram com a edificação das diferentes Igrejas da região. Além disso membros das distintas comunidades organizam trabalhos voluntários entre vizinhos e amigos, que reduzem grandemente os custos de mão de obra nas construções.

Atualmente, com recursos que provêm de tarefas dessa gestão, edificam-se os templos de Salgueiros Norte, Divino Niño, Tierras Coloradas, Amáble María, Clodoveo Jaramillo e El Capulí. Além de outras 24 infra-estruturas religiosas em toda a província, entre Igrejas e conventos.

O Padre Henry Morales indicou que a edificação do templo Divino Niño, localizado ao oeste da cidade é um exemplo da efetividade das iniciativas. "A construção já dura oito anos com um investimento de 200 mil dólares. Todos estes recursos se obtiveram mediante a gestão vicinal. Um comitê integrado por 22 vizinhos dessa paróquia está encarregado de organizar as atividades e de coordená-las com o pároco", acrescentou.

O Sacerdote indicou também que com a participação da vizinhança na edificação do templo, "está-se criando consciência porque todos se sentem partícipes da obra e isso permitirá que no futuro exista um melhor cuidado do templo".

Na Diocese de Loja existem 78 paróquias e 109 sacerdotes diocesanos. Este ano, a gestão vicinal está vigente em todas essas jurisdições, por isso cada vez são mais os habitantes que se aderem à proposta