O Arcebispo de Paraná, Argentina,  Dom Mario Maulión, lamentou a perda de  aproximadamente 45 toneladas alimentos, que tiveram que ser  queimados por ter ultrapassado a data que vencimento ou porque foram infectados por ratos.

Semanas atrás,  alimentos do  Programa de Reforço Alimentár Focalizado foram incineradas por estar em mal estado. A mercadoria ficou armazenada mais tempo do que o devido em galpões cedidos pelo  Exército, que por sua vez tinham goteiras no teto. As investigações chegaram a envolver autoridades do Governo central.

“É lamentável que se tenha chegado a uma situação deste tipo”, afirmou o Prelado. Indicou que “além das responsabilidades emergentes” dos que estavam encarregados, “de fato  é uma coisa muito triste frente às necessidades que existem”.

Dom Maulión pediu evitar que um fato assim volte a acontecer. Indicou que se devem criar os mecanismos necessários para que a ajuda chegue à população o mais rápido possível e não ter que esperar que esta se deteriore.

“Não quero falar de responsabilidades que não conheço. Mas evidentemente o fato em si é algo ao que devemos prestar muita atenção, principalmente para que isto não se repita, e para que o que muita gente está necessitando realmente  possa chegar-lhes”, declarou o Prelado a um jornal  local.