Diversos meios de comunicação locais divulgaram que o Arcebispo Primaz Emérito do México, Cardeal Norberto Rivera, abandonará o país por segurança após o tiroteio ocorrido em sua casa em 21 de outubro. Isso é verdade? Pe. Hugo Valdemar, que foi o porta-voz do purpurado durante 15 anos, responde.

Em 21 de outubro, três desconhecidos invadiram a casa do Cardeal Rivera, na Cidade do México, e começaram um tiroteio. Ao impedir os delinquentes, o policial José Javier Hernández Naba, um dos seguranças do Cardeal, foi baleado e faleceu.

Em diálogo com o Grupo ACI, Pe. Valdemar, ex-diretor de comunicações da Arquidiocese Primaz do México, assegurou que "este rumor, divulgado de má fé pela jornalista Sanjuana Martínez, é absolutamente falso. O Cardeal Rivera está em sua casa, vivendo normalmente".

A jornalista, Sanjuana Martínez disse ao jornal mexicano ‘Sin Censura’ que o objetivo do tiroteio era o sequestro ou o assassinato do Arcebispo Primaz Emérito e assegurou que "o Cardeal deixa o México precisamente por esta situação".

Pe. Valdemar assinalou que, "infelizmente, as especulações são inevitáveis, inclusive as mais absurdas e de má fé. Mas a verdade é que, uma semana depois dos incidentes e seguindo as investigações que a Procuradoria da Justiça da Cidade do México vem realizando, cada vez é mais evidente que se tratou de uma tentativa de assalto à mão armada”.

"Não há nenhum dado objetivo que mostre outra direção. Os assaltantes fazem parte de uma gangue de ladrões de carros e de casas e não há evidência de que sejam sequestradores ou assassinos", disse.

Além disso, o sacerdote também se referiu às críticas realizadas nos últimos dias sobre o suposto luxo no qual o Cardeal Rivera supostamente viveria.

"Mais do que críticas, trata-se de verdadeiras calúnias e difamações", assinalou, porque "o Cardeal Rivera vive do dinheiro que recebe como Arcebispo Emérito da Arquidiocese do México e do que os sacerdotes lhe dão pelas celebrações que realiza quando o convidam para festas de padroeiros ou quando celebra crismas".

"É mentira que ele seja rico ou que viva de modo ostentoso. Vive uma vida que podemos dizer que é típica da classe média no México, mas não nos excessos que os seus inimigos inventam e propagam sem nenhum fundamento".

Diante das pessoas que sugerem que o atual Arcebispo do México, Cardeal Carlos Aguiar Retes, reagiu de modo distante depois do tiroteio, Pe. Valdemar explicou que o "Cardeal Aguiar foi um dos redatores do documento final do Sínodo que acaba de terminar em Roma no domingo passado. Sabemos que é um trabalho que requer concentração e tempo. Entretanto, sei através de Marilú Esponda, diretora de comunicações da Arquidiocese, que ele sabe a respeito da situação e que, quando voltar ao país nesta semana, irá visitá-lo em sua casa para saudá-lo".

O sacerdote mexicano também assinalou que, "apesar da sua aposentadoria", o Cardeal Rivera tem "uma agenda cheia de atividades".

"O Cardeal Norberto muitas vezes é convidado para celebrar as festas de santos padroeiros e crismas, tanto na capital quanto em outas cidades. Ele aceita os convites com muito prazer e, além disso, agora pode ler, estudar e dedicar mais tempo à oração", assinalou.

Confira também: