Em declarações ao noticiário televisivo "24 horas", o Presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Dom. Hugo Garaycoa, precisou que o plantão anticorrupção celebrado na terça-feira em frente ao Palácio de Justiça foi uma convocatória pessoal do Bispo Emérito do Chimbote, Dom. Luis Bambarén.

Segundo Dom. Garaycoa, só Dom. Bambarén deve responder às críticas. "A Igreja Católica não tem por que sentir-se incluída. Não criticaram a instituição, são críticas a uma pessoa que atuou a título pessoal", indicou em alusão aos duros qualificativos que certos empresários e alguns setores políticos pronunciaram contra Dom. Bambarén.

Dom Garaycoa disse que os bispos peruanos não se sentiram "obrigados" a participar da convocatória, porque já elevaram sua voz de protesto pela situação do país.

"Recentemente emitimos um pronunciamento público bastante forte. Mas a Igreja não pode assistir a todas as iniciativas pessoais, porque não vai ser cereja de todos os bolos. Para que repetir o protesto?", questionou o Bispo da Tacna e Moquegua.

Do mesmo modo, esclareceu que ninguém nega a corrupção no Peru e considera que é um assunto que deve corrigir-se quanto antes, mas dúvida de certos métodos para obtê-lo. "Não sei se um plantão seria a melhor forma para combatê-la. Não sei", indicou.