A numerária do Opus Dei, Guadalupe Ortiz de Landázuri, será beatificada em 18 de maio de 2019 em Madri, convertendo-se na primeira leiga fiel da Obra que chegou aos altares.

Segundo anunciou a Sala de Imprensa do Opus Dei, a Santa Sé estabeleceu que Guadalupe Ortiz de Landázuri será beatificada no próximo dia 18 maio, aniversário da sua primeira comunhão em Madri (Espanha), sua cidade natal.

No último dia 8 de junho, o Santo Padre aprovou o milagre realizado pela intercessão de Guadalupe Ortiz de Landázuri, antes da sua beatificação.

O milagre ocorreu em 2002, Antonio Jesús Sedano, de 76 anos, foi curado de um tumor maligno na pele, perto do olho direito.

Uma noite, alguns dias antes da cirurgia, Sedano pediu com fé à intercessão de Guadalupe Ortiz de Landázuri, pedindo-lhe que para que não tenha que operar. Na manhã do dia seguinte, o tumor desapareceu completamente. Em sucessivas revisões, a cura foi confirmada.

Antonio Jesús Sedano morreu doze anos depois, devido a uma patologia cardíaca. Ele tinha 88 anos de idade. O câncer de pele nunca mais apareceu.

Conforme informações do Escritório de Imprensa do Opus Dei, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, presidirá a cerimônia de beatificação e será a primeira leiga do Opus Dei a ser beatificada.

São Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei, foi canonizado em 2002 e o seu primeiro sucessor, Dom Álvaro del Portillo, foi beatificado em 2014.

O Prelado do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz dirigiu uma carta aos fiéis da prelazia: “A notícia nos enche de gratidão a Deus e ao Santo Padre. Convido vocês a se unirem à minha petição a Guadalupe pelas intenções do Papa”.

“Guadalupe soube encontrar Deus no desempenho diário do seu trabalho científico e educacional, nas várias tarefas de formação e de governo que são Josemaría lhe confiou, e na doença, recebida com grande espírito cristão”, destacou Mons. Ocáriz.

Nas próximas semanas, através do site www.guadalupeortizdelandazuri.org, serão divulgados outros detalhes sobre o lugar da cerimônia, as Missas de ação de graças e algumas atividades para conhecer mais sobre a futura beata.

Confira também: