O Arcebispo de Guatemala, Cardeal Rodolfo Quezada Toruño, manifestou sua recusa e inconformidade com a proposta do Executivo de compensar economicamente os ex PAC –ex-Patrulheiros de Autodefesa Civil– e afirmou que  “melhor deveriam buscar sistemas de ajuda às pessoas necessitadas”.

Durante a Missa em São José Pinula em comemoração do XXVI aniversário da morte do Padre Hermógenes López –assassinado em 1978–, o Cardeal expressou que “é incompreensível que com nossos impostos se pageum as feitorias que cometeram estas pessoas que formaram comitês voluntários do Exército”.

“Melhor deveriam buscar sistemas de ajuda à gente necesscitada, e não dar-lhes uns quantos centavos, que vão durar três dias e que vão sair do bolso dos guatemaltecos”, acrescentou o Arcebispo.

Em sua homilia perante a 10 mil fiéis, o Purpurado mostrou também sua preocupação pela impunidade que impera no país e lembrou aos “catequistas e sacerdotes que caíram vilmente assassinados nos tempos da repressão”.

“O verdadeiramente penoso é que os autores intelectuais e materiais destes assassinatos não estão respondendo em juízo, muito menos castigados. O manto da impunidade os cobre”, acrescentou o Cardeal.