Um novo sistema financeiro que prioriza os mais desfavorecidos, apóia projetos com "um alto impacto social positivo", realiza suas operações com total transparência e se regula segundo princípios éticos, iniciará suas atividades em Bilbao (Espanha) em outubro próximo com a participação de três diocese bascas e vinte de associações católicas.

Este Banco Ético, criado em Bilbao em 2003 por 52 organizações representativas do tecido social do País Basco, aproximará "dos poupadores desconformes com o sistema financeiro às necessidades dos excluídos dos bancos tradicionais", assinalou o Peru Sasia, diretor geral da Fundação Investimento e Economia Responsável (CONFIAR), uma das entidades envolvidas na iniciativa.

Segundo o jornal La Razón, CONFIAR oferecerá dois tipos de depósitos de poupança, um sem disponibilidade imediata (o tradicional prazo fixo) ou com disponibilidade. Com o dinheiro dos poupadores oferecerá créditos, nos quais, segundo Sasia, serão clientes preferenciais "os mais desfavorecidos por estar excluídos do sistema bancário tradicional", os que com muita dificuldade obteriam um empréstimo em condições normais. Segundo o funcionário, também receberão créditos os projetos com "um alto impacto social positivo".

A diferença fundamental que contribui este modelo, explica o jornal espanhol, é a "ampla capacidade de rendimento de contas de seus clientes". Os depositantes devem "expressar seus interesses sobre que projetos ou pessoas devem ser financiados pelo banco".

Do mesmo modo, "os beneficiários dos empréstimos devem renunciar expressamente o sigilo bancário, para que desta forma se possa fazer público a quem lhes concedeu e a que tipos de interesse", informa.

Para que os clientes possam "saber em todo momento o que se está fazendo com seu dinheiro", diz Sasia, o banco também se compromete em fazer públicos os salários de seus trabalhadores e os excedentes de tesouraria.

O projeto nasceu nas três diocese bascas, mas "com a vocação a desenvolver um programa de extensão territorial em todo o estado espanhol", afirma Sasia, através de acordos de colaboração com redes similares de outras comunidades autônomas.

Para pôr em prática o serviço do banco ético, CONFIAR assinou em abril um acordo de colaboração com o italiano Banco Popolare Etico, que oferecerá a cobertura necessária para que possa operar este novo serviço.

Pode-se obter mais informação em: www.fiare.org