Desconhecidos atacaram a tiros na tarde de domingo, 21 de outubro, a casa do Cardeal Norberto Rivera, Arcebispo Emérito do México, matando um de seus seguranças.

Segundo a imprensa local, três desconhecidos, fingindo que iam fazer uma entrega de correio, tocaram a campainha da casa do Cardeal Rivera, na Cidade do México, e atiraram em José Javier Hernández Naba, membro da Polícia Bancária Industrial.

As autoridades suspeitam de uma tentativa de assalto e montaram uma operação nesta região. O Cardeal Rivera não foi agredido.

A Conferência Episcopal Mexicana (CEM) expressou em um comunicado “sua proximidade, solidariedade e apoio” ao Arcebispo Primaz Emérito do México pelo “ataque contra sua residência, no qual morreu um policial”.

“Pedimos pelo descanso eterno do policial e pela sua família, para que nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Santa Maria de Guadalupe os fortaleça nestes momentos de dor”.

Os bispos mexicanos também pediram às autoridades para que “esclareçam os fatos como corresponde”.

Em declarações aos jornalistas na tarde de domingo no lado de fora da casa do Cardeal Rivera, Pe. Hugo Valdemar, ex-porta-voz da Arquidiocese Primaz do México, assegurou que o Purpurado “está bem física e emocionalmente”.

O sacerdote mexicano, que trabalhou durante 15 anos como responsável pelo escritório de comunicações da Arquidiocese, durante o governo pastoral do atual Arcebispo Primaz Emérito, também assegurou as suas orações pelo eterno descanso do policial assassinado pelos delinquentes.

“Devemos reconhecer a coragem do policial que enfrentou estes agressores” e “fez com que eles fugissem”, destacou.

Pe. Valdemar assinalou também que a pouca segurança que o Cardeal Rivera conta atualmente “parece ser suficiente” e acrescentou que este incidente “justifica o que muitas vezes se criticou em relação a ele, o fato de que tinha segurança”.

“Recordemos que muitas vezes na Catedral ele sofreu inclusive atentados e, por isso, tinha essa segurança, mesmo contra a sua vontade e opinião. Mas também é uma maneira do governo cuidar das pessoas que correm um risco permanente”.

Pe. Valdemar assinalou que até agora “não há nenhum elemento” que evidencie que foi um atentado contra o Cardeal Rivera e explicou que “as investigações devem proceder com base nos dados concretos, não nas especulações”.

Por sua parte, a atual diretora de comunicações da Arquidiocese Primaz do México, Marilú Esponda, assinalou que “o Cardeal Carlos Aguiar, de Roma, também manifestou suas condolências pelo triste incidente na casa do Cardeal Norberto Rivera Carrera”.

“Estamos esperando o veredito das autoridades”, assinalou.

Confira também:

Mais em