Durante a Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta sexta-feira, 19 de outubro, o Papa Francisco recordou que o Senhor quer cristãos que cresçam para fora impulsionados pelo fermento do Espírito Santo, e não para dentro como os hipócritas preocupados só consigo mesmo.

O Papa diferenciou entre o fermento “que faz crescer” e o fermento “ruim, que estraga”. Essa é o fermento “dos fariseus, dos doutores da Lei daquele tempo, dos saduceus, ou seja, a hipocrisia”.

“Trata-se de pessoas fechadas em si mesmas, que pensam em aparecer, em fazer de conta, em dar esmola e depois sair ‘proclamado sobre os telhados’ a fim de que todos saibam. Essas pessoas se preocupam em proteger o que têm dentro, o seu egoísmo e sua segurança. Quando existe alguma coisa que as coloca em dificuldade, elas olham para o outro lado”.

Jesus diz: “Este fermento é perigoso. Tomai cuidado. É a hipocrisia”. Francisco explicou que “Jesus não tolera a hipocrisia: o querer se aparecer bem, com formas bonitas de educação puras, mas com maus hábitos por dentro”.

O Papa recordou as palavras que o Senhor dirigiu aos fariseus: “Por fora vocês são bonitos, como os sepulcros, mas por dentro há putrefação e destruição, existem escombros”.

O Pontífice continuou: “Este fermento faz levedar para dentro: é um fermento que faz crescer sem futuro, porque no egoísmo, no voltar-se para si mesmo, não há futuro. Outro tipo de pessoa é aquela que vemos com outro fermento que é o contrário: que faz levedar para fora”.

Em contraposição a essas pessoas fechadas, que só pensam em si mesmas, o Papa apresentou pessoas e projetos para fora, as quais “às vezes erram, mas é possível corrigir; às vezes caem, mas se levantam. Às vezes pecam, mas se arrependem. Mas sempre para fora, para aquela herança, porque foi prometida”.

Essas “são pessoas alegres, porque lhes foi prometida uma felicidade muito grande: que serão glória, louvor de Deus. E ‘o fermento – afirma São Paulo – dessas pessoas é o Espirito Santo’, que nos impulsiona a ser louvor da sua glória, da glória de Deus”.

O Santo Padre sublinhou que “Jesus nos quer sempre em caminho com o fermento do Espírito Santo que jamais faz crescer para dentro, como os doutores da Lei, como os hipócritas: o Espírito Santo, de fato, impulsiona para fora, para o horizonte”.

“Assim Jesus quer que sejam os cristãos: mesmo com dificuldades, com sofrimentos, com problemas, com quedas, sempre avante na esperança de encontrar a herança”.

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

Lc 12,1-7

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.

3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.

4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.

Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

Confira também: