Ao consagrar o novo templo da paróquia de Santo Tomás Mouro, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, destacou a atualidade deste modelo de santidade e de cristão europeu que defendeu o matrimônio e a lei de Deus sem temer o martírio.

Na Missa de bênção da igreja se localizada na localidade madrileña da Majadahonda, o Cardeal explicou que Tomam Mouro “foi um santo, cristão europeu, que defendeu o matrimônio da Lei de Deus, opondo-se ao divórcio, à ruptura da Lei de Deus; que disse 'Não' a aqueles homens que queriam romper com a Lei de Deus, o que lhe custou a vida”.

Estamos ante “um homem que não teve medo ao martírio”, disse o Cardeal, propondo-o como “modelo para os jovens da paróquia e para todos nós nos momentos difíceis".

O Cardeal, que faz dois anos colocou a primeira pedra do templo, disse em sua homilia que se trata de uma paróquia "jovem, dedicada a um santo que está de atualidade, pela atualidade européia". Por isso, acrescentou, "a Santo Tomás Moro, a quem temos muito presente neste dia de dedicação da igreja".