São João Paulo II “deixou um sinal indelével na Igreja e na sociedade”, afirmou o Papa Francisco em uma mensagem enviada à diocese italiana de Alba por ocasião do congresso pelos 40 anos da eleição de Karol Wojtyla como sucessor de Pedro, ocorrida em 16 de outubro de 1978.

Na mensagem dirigida a Dom Marco Brunetti, Bispo de Alba, o Pontífice expressou seu desejo de que o evento convide a imitar as virtudes do Papa peregrino e a “dedicar-se, com zelo missionário, ao serviço do Evangelho”.

“Com a redescoberta do testemunho de fidelidade a Deus e amor ao homem do meu venerado Predecessor, encorajo a todos, especialmente os jovens, a abrir as portas a Cristo para um generoso compromisso em favor da paz, da fraternidade e da solidariedade”, continuou Francisco.

O Santo Padre também manifestou seu “apreço pelas iniciativas culturais e pastorais, promovidas pela diocese de Alba, em memória dos ensinamentos e exemplaridade da vida do santo Pontífice” João Paulo II.

Após a morte do Papa João Paulo I, em 1978 – cujo pontificado durou 33 dias –, o Cardeal Karol Wojtyla foi eleito pontífice em 16 de outubro daquele mesmo ano e adotou o nome de João Paulo II.

São João Paulo II foi o 264º Papa da Igreja Católica e liderou um dos pontificados mais longos da história, que se concluiu em 2 de abril de 2005.

Bento XVI o beatificou em 1º de maio de 2011 e o Papa Francisco o declarou santo, junto com o Papa João XXIII, em 27 de abril de 2014.

Confira também: