Os participantes do Encontro de Jovens Líderes Políticos e Sociais, que se realizou este mês e foi organizado pela Pastoral de Juventude da Conferência Episcopal Argentina (C), precisaram em suas conclusões que da Igreja terá que “dar testemunho e comprometer-se em corpo e alma a participar das estruturas políticas, sindicais e sociais de nossa pátria”.

Do mesmo modo, consideraram que a base do novo projeto político deve estar composta pelos valores, as virtudes e a cultura do trabalho. Indicaram também que o problema da sociedade não é econômico nem político, mas sim moral. “Esta é a verdadeira causa da pobreza em nosso país”, enfatizaram.

Para os jovens participantes do evento, o modelo econômico “deve estar subordinado a um projeto-modelo político que responda às necessidades dos mais pobres de nosso país”. Adicionaram que “o perfil do político deve estar orientado a empreender e ser visionário, sua formação é indispensável para não improvisar sobre as políticas que devem dignificar a comunidade em que estamos imersos”.

“Acreditam que da união e reconciliação, com respeito, trabalho silencioso e fecundo podemos gerar espaços de diálogo e ação que superem as atuais estruturas políticas que devem responder à comunidade a que estamos chamados a servir”, manifestaram.

Ao finalizar as Jornadas, o Bispo Auxiliar de Buenos Aires e Delegado da CEA para a Pastoral de Juventude, Dom Jorge Lozano, recordou que “nunca Deus, que é providente, pode nos deixar em um beco sem saída que nos leve a inequidade”.

Entre os expositores que participaram do evento se encontravam o Padre César Aizcorbe, Pablo Narvaja; diretor Nacional de Educação Técnico-Profissional Ocupacional (INET) e Daniel García Delgado, Diretor da Área de Estado e Políticas Públicas do FLACSO.