O Documento Final da XV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, será votado parte por parte, em pequenas proposições e com maioria de dois terços a cada votação.

Segundo informou aos meios de comunicação credenciados na Sala de Imprensa da Santa Sé o Prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, Paolo Ruffini, a Comissão para a redação do Documento Final já está trabalhando em sua elaboração.

Entretanto, recordou que ainda é cedo para fazer alguma avaliação, pois o Sínodo ainda está trabalhando na segunda avaliação do Instrumentum laboris, o documento de trabalho do Sínodo, e ainda é preciso que começar os trabalhos a terceira avaliação.

Agora mesmo, informou, “estão trabalhando nos temas surgidos nos Círculos Menores”. No entanto, advertiu que, como o Documento Final será votado parágrafo por parágrafo, o processo de votação “levará muito tempo e oferecerá oportunidade para tratar os temas em profundidade”.

A Secretaria Geral do Sínodo assinalou que o rascunho deste Documento Final será apresentado à Assembleia Plenária no dia 27 de outubro e será submetido à votação dos Padres Sinodais.

Uma vez aprovado o texto definitivo, o Documento Final será entregue ao Papa Francisco e será ele quem decidirá em que momento e de que modo se publicará o texto.

Confira também: