Uma delegação de bispos da Europa e Canadá percorre desde ontem a Guatemala em uma missão destinada a conhecer a situação de pobreza nacional para administrar projetos de ajuda a favor das comunidades rurais.

O Bispo Auxiliar de Bruxelas (Bélgica), Dom Jean do Bie; o Bispo do Clonfert (Irlanda), Dom John Kirby; o Bispo do Troyes (França), Dom Marc Stenger; e o Bispo do Saint-Hyacinthe (Canadá), Dom Francois A Pierre, entre outros, reuniram-se com os membros da Conferência Episcopal da Guatemala.

Dom do Bie declarou que "interessa-nos estar junto aos mais pobres, que na Guatemala são principalmente os indígenas e os camponeses, visitaremos comunidades de distintas áreas para ver no lugar como é a luta dos pobres para melhorar sua condição de vida".

Segundo o Bispo, a missão quer “conhecer melhor a realidade e sobre tudo dos indígenas e camponeses da Guatemala, para logo ver o que podemos fazer para colaborar neste espírito cristão de comunhão”.

Os prelados visitarão a Guatemala até o próximo 23 de julho, visitarão comunidades de São Marcos e Quetzaltenango e se reunirão com o vice-presidente Eduardo Stein, o corpo diplomático e representantes de agências de cooperação.

Na Guatemala, estima-se que 80 por cento de habitantes vive em condições de pobreza e extrema pobreza.