O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira o pedido de renúncia apresentado pelo então Bispo de Catanduva (SP), Dom Otacílio Luziano da Silva, e nomeou como administrador apostólico para esta Diocese Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP).

Dom Otacílio estava à frente do governo pastoral de Catanduva desde janeiro de 2010. Em dezembro de 2015, segundo comunicado publicado no site da Diocese, o Prelado informou que estava se afastando por tempo indeterminado devido à recomendação médica, para tratamento de saúde. Dois meses depois, em fevereiro de 2016, outro comunicado informava sobre o retorno do Bispo às suas funções.

Agora, por ocasião do pedido de renúncia, a Diocese não informou os motivos.

Dom Otacílio é natural de Maracaí (SP), onde nasceu em 31 de outubro de 1954. Estudou Filosofia na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília (SP). Possui pós-graduação em Parapsicologia.

Foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1987, em Assis (SP), e nomeado bispo em 21 de outubro de 2009, tendo recebido a ordenação episcopal em 30 de dezembro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Revesti-vos da caridade”.

Confira também: