Cerca de 40 mil jovens se reuniram no sábado, 6 de outubro, no Estádio Nacional de Varsóvia (Polônia), para rezar pelo Sínodo dos Bispos que acontece em Roma de 3 a 28 de outubro e tem como foco os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

O encontro durou 12 horas e incluiu orações, conferências e testemunhos, assim como shows e espetáculos artísticos, segundo um comunicado da Conferência dos Bispos Poloneses.

Os bispos da Polônia participam do Sínodo desde o início, abordando temas como as relações intergeracionais, redes sociais, esporte e cuidado pastoral.

Por sua parte, os organizadores do encontro realizado na Polônia afirmaram que se trata do evento que reuniu mais jovens no marco do sínodo que se desenvolve atualmente no Vaticano.

Nesse sentido, Pe. Rafal Jarosiewicz, organizador do evento, indicou que o objetivo foi “nos conectar espiritualmente com o sínodo e rezar por este”.

“(A Missa) foi dedicada àqueles que perderam Deus em algum lugar do caminho de suas vidas; assim como àqueles que o conhecem, mas que precisam ser fortalecidos e querem seguir adiante”, disse o sacerdote.

Durante a Missa, o Arcebispo de Varsóvia, Cardeal Kazimierz Nycz, agradeceu aos jovens que participaram por manterem um vínculo com o sínodo e o Papa Francisco.

“Este é um sínodo sobre você e para você! Você é a esperança da Igreja. Você é a esperança do mundo”, disse o Cardeal Nycz.

Além das jornadas de oração, um grupo de jovens foi designado para rezar pelas intenções do sínodo no santuário mariano de Jasna Gora, em Czestochowa, no sul da Polônia.

Este santuário é um lugar de peregrinação para católicos poloneses e de toda a Europa por ser o lar da imagem de Nossa Senhora de Czestochowa, também chamada a “Virgem Negra”.

A Conferência dos Bispos da Polônia informou que mais de 122 mil jovens da Polônia rezaram pela assembleia sinodal durante esta jornada de oração e outros eventos juvenis.

Confira também: