O Cardeal Daniel DiNardo, Arcebispo de Galveston-Houston e presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), expressou seu agradecimento pela recente declaração do Vaticano sobre uma investigação exaustiva das denúncias de assédio e abuso sexual por parte do Arcebispo Emérito de Washington, o ex-cardeal Theodore McCarrick.

Em um comunicado divulgado no domingo, 7 de outubro, o Cardeal DiNardo assinalou que, “em nome dos meus irmãos bispos nos Estados Unidos, recebo com gratidão a declaração de 6 de outubro da Santa Sé que descreve os passos adicionais que o Papa Francisco está dando para garantir que os fiéis estejam protegidos contra o mal da agressão sexual”.

“O ‘premente convite’ do Santo Padre ‘a unir as forças para combater a grave chaga dos abusos dentro e fora da Igreja’ foi e continuará sendo diligentemente aceito pelos bispos dos Estados Unidos”.

Em 6 de outubro, a Sala de Imprensa do Vaticano assinalou que o Papa Francisco “dispôs a respeito uma investigação prévia aprofundada, que foi realizada pela Arquidiocese de Nova Iorque e na conclusão da qual a relativa documentação foi transmitida à Congregação para a Doutrina da Fé”.

“A Santa Sé não deixará, no tempo devido, de divulgar as conclusões do caso que envolve o Arcebispo McCarrick”, assinalou o comunicado do Vaticano.

Além disso, indicou, “o Santo Padre dispôs integrar as informações levantadas através da investigação prévia com um ulterior estudo detalhado de toda a documentação presente nos Arquivos dos Dicastérios e Escritórios da Santa Sé acerca do então Cardeal McCarrick, com a finalidade de apurar todos os fatos relevantes, situando-os em seu contexto histórico e avaliando-os com objetividade”.

O Cardeal DiNardo destacou que “a verdade vai assegurar que os terríveis pecados do passado não se reptam”.

“A coragem dos sobreviventes de abusos que divulgaram primeiro a horrível verdade dos abusos sexuais deve continuar sendo igualado por nossa coragem como pastores para responder com justiça”.

Para o presidente da USCCB, “o Papa Francisco faz eco do chamado de Cristo para estar com os sobreviventes em seu momento de necessidade. Respondamos simplesmente. ‘Sim, Senhor!’”.

O Cardeal DiNardo destacou também que “os bispos dos Estados Unidos oferecemos nossas orações e solidariedade ao Santo Padre. Solicitamos a todos na Igreja, especialmente os bispos, a reafirmar nossa comunhão com o Papa Francisco, que é o garantidor visível da comunhão da Igreja Católica”.

“Unimo-nos em oração e serviço a Sua Santidade, enquanto guia a Igreja a se encontrar com nossos irmãos e irmãs em seu sofrimento. Com o coração de um pastor, o Santo Padre nos chama a um caminho de cura”, assinalou.

Confira também: