O Arcebispo Emérito de La Plata (Argentina), Dom Héctor Aguer, recordou que a maçonaria moderna “tem sido inimiga jurada da Igreja Católica” e que na Argentina está por trás dos impulsos por legalizar o aborto e impor a ideologia de gênero na educação.

Em sua coluna do programa ‘Claves para un Mundo Mejor’ (Chaves para um Mundo Melhor), emitido em 29 de setembro pelo Canal 9 da Argentina, Dom Aguer recordou as advertências dos últimos pontífices sobre a maçonaria.

“A maçonaria moderna, desde 1717, tem sido uma inimiga jurada da Igreja Católica e, já em 1738, o Papa Clemente XII, na constituição apostólica In Eminenti a condenou; depois, todos os Papas do século XIX e do século XX fizeram o mesmo”, explicou o Prelado.

Acrescentou que “a última intervenção da Santa Sé no pontificado de São João Paulo II é uma declaração da Congregação para a Doutrina da Fé, na qual diz que a pertença à maçonaria é incompatível com a fé católica”.

O Arcebispo Emérito de La Plata explicou que a maçonaria é uma “organização secreta, rigorosamente tal, com graus, de tal maneira que os ‘de menor grau’, digamos assim, não ficam sabendo do que se passa e do que se trata acima, nos graus superiores, e que procura se infiltrar em todas as partes, colocando pessoas expectantes e empreendedoras”.

Além disso, indicou que desde sempre esta organização tentou penetrar nos governos e na Igreja, por isso “não temos que ser tão ingênuos, de contrário algumas situações não poderiam ser explicadas”.

No caso da Argentina, Dom Aguer afirmou que “a influência da maçonaria foi decisiva em algumas etapas de nossa história. Difundiu o laicismo, a não religião, combateu a presença da fé em suas projeções sociais”.

“O segredo foi para ela uma arma eficaz. Às vezes, quando está bem acomodada e lhe convém, procura se mostrar visivelmente, como nestes dias, quando parece sair do armário”, disse.

Atualmente, “a maçonaria está por trás da habilitação do debate pelo tema do aborto, da tentativa de impor uma educação sexual integral que viola a liberdade de educação dos pais de família e das instituições educativas”.

Enfim, assegurou que está por trás “de todas as outras coisas com as quais estão jogando sobre nós, especialmente no que se refere à relação do Estado com a Igreja, que quer ser revisada; não podemos nos permitir o luxo de ignorar toda a história. E não só a história, mas também dados inegáveis e muito claros do presente”.

Finalmente, Dom Aguer recordou o pedido que o Papa Leão XIII fez aos bispos na Encíclica Humanum genus (1884), na qual assinalou que corresponde a eles “alertar os fiéis sobre os truques da maçonaria para que não se deixem ser pegos por ela”.

Confira também: