Diante da renovada atenção da imprensa centro-americana sobre casos de inconduta sexual de sacerdotes a raiz de uma reportagem publicada nos Estados Unidos pelo Dallas Morning News, o Arcebispo de Tegucigalpa, Cardeal Oscar Rodríguez criticou a insistência de alguns medios de comunicação locais por ressaltar quase exclusivamente os fatos negativos da Igreja.

Em um recente comunicado o Cardeal reprovou a postura condenatória de alguns meios e lembrou que “se um irmão erra, somos muitíssimos mais os que não erramos e que queremos permanecer fiéis. E nada se diz do setores que vivem com abnegação”.

O Purpurado também fez referência ao caso do sacerdote costariquenho que se refugiou em Honduras depois de ser acusado de abuso sexual e expressou que “me coloquei a pensar na  mesquindade de alguns meios que ventilaram um escândalo nas últimas semanas, fazendo disso uma prática comum: o linchamento das pessoas”.

Finalmente, o Arcebispo lembrou aos jornalistas que  “também eles necessitarão de um sacerdote no dia em que Deus os chame e lhes peça contas por julgar e condenar os demais”.