O presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Oscar Urbina Ortega, informou que a Igreja local atende diariamente cerca de cinco mil migrantes venezuelanos e reiterou que continuará a proximidade com o povo sofrido.

“Atende-se diariamente uma média de cinco mil pessoas com alimentação e hidratação e, algumas vezes, com suprimentos de roupas, medicamentos e utensílios de higiene pessoal. A Igreja faz isso com o apoio de empresas e organismos locais, nacionais e internacionais”, disse o também Arcebispo de Villavicencio em uma coletiva de imprensa no dia 2 de outubro.

As declarações foram emitidas no segundo dia da Copa da Fé 2018, durante a visita realizada pelos mais de 600 sacerdotes participantes do torneio de futebol à Ponte Internacional Simón Bolívar e à Casa Divina Providência, na qual todos os dias são oferecidos café da manhã e almoço a milhares de venezuelanos.

Do mesmo modo, reiterou que a Igreja na Colômbia “sofre” junto com os migrantes “este momento de tanta dor” e, às vezes, estão “comprometidos em dar-lhes uma ajuda que os incentive a seguir na luta diária de reconstrução do tecido social de seu país”.

Por outra parte, recordou que a CEC elevou sua voz para pedir maior ajuda e atenção da comunidade internacional diante do tema migratório.

“Devido à exacerbação do problema, continuaremos a partir da Igreja levantando a voz, denunciando que é preciso mais, muito mais ajuda e que é necessário afastar o ruído de sabre e a marcha dos exércitos nas áreas de fronteira”, acrescentou.

Finalmente, o Prelado advertiu que cresceu a demanda de serviços públicos, educação e saúde, porque no momento não se conta com os recursos necessários.

Confira também: