A Diocese de Osma-Soria (Espanha) informou no dia 2 de outubro que a igreja de Santo Estêvão, na cidade de Masegoso, foi assaltada, embora nesta ocasião tenham lamentado apenas os danos materiais, mas nenhum elemento foi roubado.

Este ataque se soma ao ocorrido também em Soria, em 22 de setembro, quando ladrões entraram na ermida da Virgem de Ulagares e roubaram o dinheiro doado pelos fiéis, assim como objetos de culto de baixo valor e algumas ferramentas de construção.

Segundo informou a Diocese de Osma-Soria, a cidade de Masegoso, onde se encontra a igreja paroquial de Santo Estêvão, ficou desabitada por muitos anos.

Entretanto, a igreja possuía um precioso coro de madeira policromada, de estilo mudéjar, do século XIII, que foi restaurado há sete anos e instalado para sua custódia no Museu de Arte Sacra de Nossa Senhora da Penha e Ágreda.

Os vândalos quebraram a porta de acesso ao templo com um forte golpe e, segundo declarou o pároco, Pe. Alfonso García Bermejo, “não levaram nada, do pouco que resta, embora anos atrás já tenham levado algumas pedras esculpidas e quebraram algumas lápides do interior do templo”.

Masegoso está há muitos anos desabitada, embora o motivo não seja claro. No censo de 1528, registrava-se a existência de seis unidades familiares que pagavam impostos. No século XVIII já havia sete casas arruinadas, cinco sem morar, somente sete vizinhos e dois pobres. No censo de 1842, deixou de figurar como município.

Confira também: