O Bispo da Sigüenza-Guadalajara, Dom. José Sánchez González lamentou a morte de onze pessoas e a perda do patrimônio natural da região, como conseqüência de um incêndio declarado neste sábado, dia 16, no antigo Ducado do Medinaceli na Província de Guadalajara (Castilla-La Mancha).

Em reunião conjunta com seu Bispo, o Conselho Episcopal e a Comissão Permanente do Conselho do Presbitério da Diocese da Sigüenza-Guadalajara, manifestaram através de uma nota de imprensa "sua solidariedade com as famílias dos falecidos e elevam orações especiais a Deus pelos defuntos e por seus familiares, amigos e companheiros. Lamentam a perda de tão valioso patrimônio que deve empobrecer ainda mais a zona".

No comunicado, indicaram que os funerais em sufrágio dos falecidos se oferecerão na próxima sexta-feira, 22 de julho, às 20h30, na igreja de São Francisco, no Forte de Guadalajara, e no sábado, 23 de julho, às 12h, na Catedral da Sigüenza.

Depois de reconhecer o esforço das pessoas que até esta terça-feira trabalhavam na extinção do incêndio, o bispado chamou à responsabilidade e ao respeito para a natureza "que sempre foi cuidada com esmero pelas gerações anteriores".

O fogo que arrasou milhares de hectares de terreno iniciou por um churrasco mau apagado e cobrou a vida de pelo menos 11 trabalhadores de uma reserva de bombeiros na localidade de Riba de Saelices, onde iniciou o desastre. As chamas consumiram até agora doze mil hectares de terreno e obrigaram a evacuar pelo menos 700 atingidos.