O Papa Francisco assegurou que a santidade é o caminho da verdadeira reforma da Igreja. Em uma audiência que concedeu aos participantes do Capítulo Geral do Instituto da Caridade, sobre o tema “Sejam perfeitos, sejam misericordiosos”, o Santo Padre afirmou que “a santidade e o exercício das virtudes não são reservados a poucos”

“Todos podem vivê-la na cotidiana fidelidade à vocação cristã; os consagrados, em particular, na fiel adesão à profissão religiosa”, explicou. Nesse sentido, sublinhou que “a santidade é o caminho da verdadeira reforma da Igreja, que, como viu claramente Rosmini, transforma o mundo na medida em que ela reforma a si mesma”, disse citando o Beato Antonio Rosmini, fundador do Instituto da Caridade.

Por isso, insistiu na necessidade de colocar em primeiro plano “a alegre notícia que todo cristão é chamado à santidade”.

Francisco assinalou como o Beato Rosmini quis, mediante o Instituto por ele fundado, ressaltar a supremacia da virtude da caridade.

“Em sua atividade eclesial”, continuou o Papa, “convido-os a dispor as obras de caridade corporal, intelectual, espiritual e pastoral, de modo a sempre satisfazer o Espírito Santo, que indica onde, quando e como amar”.

O Papa concluiu seu discurso recordando aos participantes do Capítulo Geral que, “com a luz do Espírito Santo, vocês encontrarão os caminhos para prosseguir com um ímpeto renovado, colhendo os sinais dos tempos, as urgências sociais e gestos de salvação e de esperança”.

Confira também: