O Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, ofereceu alguns detalhes da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos dedicada aos jovens e ao discernimento vocacional, que começa na próxima quarta-feira, 3 de outubro.

Durante uma coletiva de imprensa concedida no Vaticano, o Cardeal destacou que este Sínodo é o terceiro convocado pelo Papa Francisco.

Assinalou que esta Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos “se situa na linha das assembleias precedentes, na qual o fio condutor é a renovação da Igreja e da sociedade a partir do mesmo fundamento: a família e os jovens que garantem as gerações futuras”.

Explicou que “tema dos jovens é um desafio e a Igreja não tem medo de enfrentá-lo” e assinalou que, nesta tarefa, a comunidade eclesial “conta com a força espiritual e humana que procede do Espírito Santo”.

Por outro lado, recordou que participarão da Assembleia 266 Padres Sinodais: 31 Padre ex oficio (15 Patriarcas, Arcebispos Maiores e Metropolitas das Igrejas metropolitas sui iuris das Igrejas Católicas Orientais; 16 chefes de Dicastérios da Cúria Romana; o Secretário Geral e o Subsecretário do Sínodo dos Bispos; e 15 membros do XIV Conselho Ordinário), 181 Padre escolhidos pelas Conferências Episcopais e 41 Membros de nomeação pontifícia.

Entre os membros, há 50 Cardeais, 6 Patriarcas, 1 Arcebispo Mario, 44 Arcebispos, 101 Bispos titulares, 37 Bispos Auxiliares, 6 Vigários Apostólicos e 1 Bispo Prelado. Também há 10 religiosos representando a União de Superiores Gerais e 10 membros designados entre presbíteros e religiosos.

Além dos Padres Sinodais, o Cardeal Baldisseri explicou que também participarão 23 especialistas, 49 auditores e 34 jovens entre 18 e 29 anos.

Destacou ainda como significativa a presença de oito delegados fraternos, representantes de outras Igrejas e comunidades eclesiais, “manifestação da vontade de trabalhar juntos para conseguir a plena unidade visível da Igreja de Cristo”.

Do mesmo modo, entre todos os objetivos do Sínodo, sublinhou três: “Fazer toda a Igreja consciente de seu compromisso missionário de acompanhar todos os jovens para a alegria do amor que Jesus Cristo oferece a todas as novas gerações”.

Em segundo lugar, “tomas consciência do chamado universal do conceito de vocação e, em consequência, o vínculo entre a pastoral juvenil e a pastoral vocacional”.

O terceiro objetivo destacado pelo Cardeal foi “a renovação eclesial desejada pelo Papa Francisco”.

Os trabalhos do Sínodo irão se desenvolver em três unidades de trabalho sob as partes de “Reconhecer: a Igreja em escuta da realidade”; “Interpretar : fé e discernimento vocacional”; e “Escolher: caminhos de conversão pastoral e missionária”.

Confira também: