O Arcebispo Militar e Diretor Nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), Dom. Francisco Pérez, declarou que tanto o crescente compromisso missionário dos jovens como o aporte econômico dos católicos pelas missões mostram o certo da opinião que o Papa João PauloII tinha sobre a generosidade dos espanhóis.

Depois de destacar a “consciência missionária nos espanhóis” manifesta, por exemplo, nos 20 mil religiosos, sacerdotes e laicos que evangelizam em outras terras, o Ordinário militar recordou que o PapaJuan Pablo II lhe disse em uma ocasião que os espanhóis “som muito generosos”.

“Isto se notou nas Coletas do ano 2004 onde tivemos um aumento do quase 15 por cento”. Além disso, acrescentou o Prelado, “cada dia há mais jovens que se sentem chamados a levar a fé e a compartilhá-la com outros em países longínquos”.

Durante o verão, assinalou, “há quase onze mil jovens que participam de encontros ou vão a terras de missão para ‘banhar-se na missão’. O evangelho não escorrega nos jovens, sentem-no como algo que lhes ajuda a maturar na experiência humana que está chamada à felicidade em Cristo".

Para o Dom Pérez, "há uma consciência missionária nos espanhóis. Por natureza diria que somos missionários, pois vimos a muitos familiares e amigos nossos que se foram a levar o evangelho a outras terras. Sabemos que rondam os vinte mil missionários espanhóis entre religiosos, sacerdotes e laicos".

Ao referir-se à situação presente, o Arcebispo disse que “nos encontramos em um momento muito delicado que requer nos colocarmos a trabalhar mais unidos pela regeneração da sociedade", por isso "o melhor que podemos fazer os cristãos é ser 'conscientizadores vivod' de nossa sociedade para levá-la sobre nossas costas ao encontro com Deus".

"A missão evangelizadora, afirma, supõe pessoas que acreditam firmemente em Cristo e na Igreja. Temos na Espanha muito bons apóstolos. Ocorre que agora nos toca viver um momento de confusão e ofuscação, mas a esperança não se deve perder".