Na terça-feira, 25 de setembro, faleceu Dom Wenceslao Selga Padilla, Prefeito Apostólico de Ulaanbaatar (Mongólia), único bispo deste país asiático.

Segundo informações de Asia News, o Prelado faleceu depois de uma parada cardíaca, aos 68 anos de idade.

Dom Wenceslado Selga Padilla. Foto: Asia News

São João Paulo II nomeou Dom Padilla como o primeiro bispo da Mongólia, país com apenas 1.300 católicos.

Foi ordenado sacerdote em 17 de março de 1976 nas Filipinas. Em 1992, chegou à Mongólia junto com outros dois sacerdotes para iniciar uma missão "onde a Igreja não tinha nenhuma estrutura física ou membros que pudesse considerar próprios".

A chegada dos sacerdotes foi possível porque o país tinha acabado de abolir o sistema político socialista soviético e estabeleceu relações diplomáticas com a Santa Sé.

Há alguns anos, Dom Padilla disse à Asia News que "a ideia de começar uma Igreja a partir do nada parecia um esforço muito grande, cheio de desafios, mas também de emoção".

Em 2 de agosto de 2003, foi nomeado o primeiro Bispo na Mongólia. A sua ordenação episcopal foi no dia 29 do mesmo mês, pelas mãos do Cardeal Crescenzio Sepe, Arcebispo de Nápoles (Itália).

Com o seu trabalho, o Bispo fez com que chegasse a ter sete paróquias e foram abertos três centros missionários. Há 77 missionários de 22 países que pertencem a 10 congregações diferentes. Entre eles, 26 são sacerdotes e 45 são religiosos.

Em 28 de agosto de 2016, o falecido bispo ordenou o primeiro sacerdote mongol, Joseph Enkhee-Baatar, em Ulaabaatar.

O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, recordou que o primeiro bispo na Mongólia nasceu em Tubao, na Diocese de San Fernando de La Unión (Filipinas), em 29 de setembro de 1949. Pertencia à Congregação do Coração Imaculado de Maria.

Confira também: