De segunda-feira, 18, à sexta-feira, 22 de julho, se realizarão nesta capital as Jornadas de atualização para Ministros de Tribunais Eclesiásticos, organizadas pelo Tribunal Arquidiocesano de Caracas.

Para o Vigário Judicial de Caracas, Pe Miguel Acevedo, este encontro "redundará em favor dos paroquianos que esperam respostas claras sobre suas inquietações frente a um eventual processo de nulidade matrimonial".

"Aqui se oferecerá informação atualizada sobre a evolução da jurisprudência sobre a matéria; a orientação e marcha dos processos de nulidade matrimonial, e todas as soluções jurídico-pastorais adequadas ao caso. Tudo isto à luz da recente Instrução Dignitas Connubii, a qual trata o tema em profundide", acrescentou.

O Pe. Héctor Franceschi, professor de Direito Matrimonial e Vice-reitor da Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma, afirmou que "quando um Tribunal Eclesiástico julga em matéria de causas matrimoniais, o que procura é dar um serviço à família e à sociedade através da busca da verdade em cada caso concreto. O que está em jogo é que se respeite a natureza do vínculo que une um homem e a uma mulher em uma comunhão de amor estável e aberta à transmissão da vida".

As jornadas se realizarão na igreja Sagrada Família de Nazaré de La Tahona e será inaugurada por Dom. Giacinto Berloco, Núncio Apostólico na Venezuela, e Dom. Nicolás Bermúdez, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Caracas.

Entre os apresentadores das Jornadas, estarão Dom. Joaquín Llobell, professor de Direito Processual Canônico e Magistrado da Corte de Apelação do Vaticano, e o já mencionado Pe Franceschi.