O Arcebispo Silvano Tomasi, Observador Permanente da Santa Sé na Nações Unidas e Instituições Especializadas em Genebra, denunciou a este organismo que as minas anti-pessoas têm causado morte e pobreza, pelo que apoiou as iniciativas para destruí-las em todo o mundo.

Dom Tomasi  interveio na segunda reunião preparatória da Primeira Conferência de Exame da Convenção de Ottawa. A conferência se celebrará em Nairobi (Quênia), de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2004.

A Convenção de Ottawa sobre a proibição do uso, armazenamento, produção e transferência das minas anti-pessoa e sua destruição foi estabelecida em  18 de setembro de 1997 e entrou em vigor em  1 de março de 1999.

Em seu discurso, Dom Tomasi lembrou que desde a data  116 países haviam destruído 31 milhões de minas e definiu a convenção como uma ferramenta "pioneira e eficaz".

"As minas fizeram que os pobres sejam ainda mais pobres, vítimas sem mãos nem pés, crianças sem futuro, agricultores sem terra para cultivar e jovens gerações sem futuro cuja única alternativa é a perda das raízes e a emigração a um amanhã incerto", indicou.