Como costuma fazer depois das suas viagens internacionais, o Papa Francisco dirigiu-se à Basílica de Santa Maria Maior em Roma (Itália), para agradecer a Mãe de Deus pela sua viagem apostólica à Lituânia, Letônia e Estônia e pedir pelos frutos desta visita.

Segundo informou através do Twitter o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, Francisco rezou diante da imagem da Salus Populis Romani (Protetora do Povo Romano).

O avião que levava o Santo Padre de Tallinn (Estônia) aterrissou em Roma por volta das 20h (hora local), de terça-feira, 25 de setembro.

O Pontífice visitou a Lituânia em 22 e 23, a Letônia no dia 24 e a Estônia no dia 25 de setembro.

Na Lituânia e na Estônia, Francisco recordou o sofrimento da população durante as ocupações nazistas e soviéticas.

“Não os esqueçam. Tenham memória. Vocês são filhos de mártires. Essa é a sua força. Que o espírito do mundo não venha lhes dizer outra coisa diferente dessa que seus antepassados viveram. Recordem seus mártires. Tomem o exemplo deles, porque não tiveram medo”, disse o Santo Padre durante um encontro realizado na catedral de Kaunas (Lituânia).

O Pontífice também prestou uma homenagem às vítimas do comunismo e do nazismo, especialmente aos judeus.

Na Letônia, o Santo Padre celebrou uma Missa no Santuário Internacional da Mãe de Deus de Aglona ​​e afirmou que, em um momento de individualismo e desconfiança, “Maria e os discípulos destas terras convidam-nos a acolher, a apostar de novo no irmão, na fraternidade universal”.

“Aos pés da cruz, Maria lembra-nos da alegria de termos sido reconhecidos como seus filhos, e seu Filho Jesus convida-nos a levá-La para casa, a colocá-La no centro da nossa vida. Ela quer dar-nos a sua coragem para permanecermos firmes de pé”, afirmou.

Na Missa final da sua viagem apostólica na Praça da Liberdade em Tallinn (Estônia), Francisco convidou os fiéis a “perder o medo e deixar os espaços blindados”.

“Hoje, escolhamos ser santos, sarando as margens e as periferias da nossa sociedade, onde o nosso irmão jaz e sofre a sua exclusão”, afirmou.

Confira também: