Duzentos líderes católicos hispânicos dos Estados Unidos ajudaram a embalar 20 mil pacotes de comida para mulheres e crianças vítimas da fome em Burkina Faso, na África Ocidental.

A atividade solidária foi realizada em 21 e 22 de setembro durante o V Encontro Nacional do de Pastoral Hispânica e faz parte do programa "Manos Unidas", uma iniciativa de formação e voluntariado desenvolvido por ‘Catholic Relief Services’ (CRS) em parceria com ‘Rise Against Hunger.

O nosso Programa ‘Manos Unidas’ (Mãos Unidas) é uma experiência na qual a comunidade latina pode se reunir para servir os mais pobres e mais vulneráveis ​​do mundo, enquanto fortalece os seus laços de fraternidade", afirmou Vivi Iglesias, gerente de relações do estado da Flórida, em ‘Catholic Relief Services .

O V Encontro foi realizado em Grapevine (Texas), de 20 a 23 de setembro. Iglesias disse que o objetivo foi celebrar este evento “com uma ação missionária que nos permita realizar este trabalho solidário que caracteriza a cultura hispânica".

Os alimentos serão enviados a 30 instituições diferentes em Burkina Faso que servem os mais vulneráveis ​​e incluem centros de ajuda para órfãos, idosos e meninas que fogem do casamento forçado. Cada porção embalada inclui arroz, soja, vegetais desidratados, minerais e vitaminas.

O CRS indicou que em Burkina Faso “uma de cada cinco pessoas corre o risco de passar fome. A maioria da sua população depende da agricultura de subsistência e as constantes secas e enchentes dificultam o cultivo de alimentos e a geração de renda”.

Desde a sua criação em 2012, o programa "Manos Unidas" da CRS "embalou mais de quatro milhões de porções de alimentos com a ajuda de voluntários de diferentes comunidades dos Estados Unidos".

Em 11 de setembro, a ONU informou que o número de pessoas que passam fome no mundo aumentou de 804 milhões em 2016 a 821 milhões em 2017, chegando aos números de 2010.

A África é o continente com maior taxa de desnutrição, com 256 milhões de pessoas afetadas, o qual equivale a aproximadamente 20% da sua população.

Confira também: