O Papa Francisco realizou um encontro com a comunidade católica na Catedral de São Tiago de Riga, na Letônia, e destacou a resistência da fé cristã dos letões diante das tentativas dos regimes nazistas e soviéticos de apagá-la.

Ante os fiéis católicos presentes na Catedral, entre eles alguns ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial e sobreviventes do nazismo e do comunismo, o Santo Padre recordou as duras provações que povo letão sofreu.

"Vocês foram submetidos a todos os tipos de provações: o horror da guerra e, depois, a repressão política, a perseguição e o exílio, como descreveu seu Arcebispo”.

Entretanto, "vocês se mantiveram constantes e perseveraram na fé. Nem o regime nazista, nem o soviético apagou a fé em seus corações, e alguns de vocês, inclusive não fez com que desistissem do sacerdócio ou da vida religiosa, a ser catequistas, e muitos outros serviços na igreja que colocavam a vida de vocês em perigo; vocês combateram o bom combate, estão terminando a corrida, e perseveraram na fé".

O Papa se dirigiu aos idosos e reconheceu que “muitas vezes, apesar de tudo o que fizeram são esquecidos pelos mais jovens”. “Embora pareça paradoxal, hoje, em nome da liberdade, os homens livres abandonam os idosos à solidão, ao ostracismo, à falta de recursos, à exclusão e até mesmo à miséria”.

Em seu discurso, refletiu sobre os dois significados que o apóstolo São Tiago atribuiu à palavra "paciência": "suportar pacientemente e esperar pacientemente".

“Encorajo-vos a ser também, nas suas famílias e no eu país, um exemplo destas atitudes: suportação e esperança, e as duas impregnadas de paciência”, convidou.

Deste modo, “continuem a progredir na construção do seu povo. Vocês que já atravessaram muitas estações, são testemunho vivo de constância nas adversidades, mas também do dom da profecia”.

“Vocês, que passaram por muitas gerações, não esqueçam que são raízes de um povo, raízes de rebentos jovens que devem florescer e dar fruto; defendam estas raízes mantendo-as vivas”, concluiu.

Confira também: