A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que tudo está pronto para que centenares de milhares de jovens se reunam em Colônia (Alemanha) para a 20º Jornada Mundial da Juventude.

“Esse ano, de 16 a 21 de agosto, -diz a nota de imprensa- os jovens reunidos em Colônia aprofundarão no tema “viemos adorá-lo”, as palavras com que os Reis Magos no Evangelho de São Mateo revelam o propósito de sua peregrinação”.

Por outra parte, a celebração da XX Jornada Mundial da Juventude em Colônia obedece ao desejo que expressou João Paulo II ao Cardeal  Joachim Meisner, Arcebispo dessa cidade, durante a JMJ de 1997 em Paris.

“O Papa me disse que era oportuno –recordou o Cardeal- que uma das primeiras JMJ do novo milênio se celebrasse em Colônia porque da Alemanha, no século passado, tinham vindo graves catástrofes para a humanidade e era formoso que agora chegasse um sinal de esperança”.

O primeiro ato significativo desta XX Jornada Mundial da Juventude começou no domingo do Ramos de 2003, quando na Praça de São Pedro uma delegação de jovens canadenses entregou a Cruz que simboliza estas jornadas a um grupo de coetâneos alemães.

Um ano depois, a Cruz e a imagem Mariana da Salus Populi Romani iniciaram uma viagem que passa por todas as dioceses alemãs e concluirá em Colônia o próximo 16 de agosto.

A viagem a Colônia será a primeira do Bento XVI fora da Itália. O Papa se encontrará com os jovens (ao redor de um milhão segundo os organizadores desta Jornada) em 18 de agosto.

No 19 pela tarde participará da Via Sacra, no 20 acompanhará aos participantes na vigília e no 21 celebrará a Santa Missa que encerrará os atos.  O altar onde terá lugar a Eucaristia do 21 se ergue sobre uma colina que domina o grande prado onde se concentrarão os peregrinos. É uma colina artificial, construída com terra de todos os países do mundo, trazida aqui pelos jovens que participaram dos encontros preparatórios desta JMJ.

Além disso, durante a JMJ, o célebre relicário dos Reis Magos se colocará, como na Idade Média, atrás do altar para que os peregrinos possam contemplá-lo ao passar.

Outro sinal característico da Jornada de Colônia será o grande mosaico dedicado a João Paulo II, que reproduzirá o rosto do pontífice e cujas partes componentes  serão as fotos que enviaram os jovens de todo o mundo.

A agenda de Bento XVI durante esses dias compreende também uma visita à sinagoga de Colônia e diversos encontros com as autoridades civis e religiosas alemãs.

O Papa se deslocará também a Bonn, em cuja universidade ensinou Teologia e  residiu entre 1959 e 1963 e onde está previsto um encontro com o Presidente da República Federal Alemã, Horst Köhler.

Segundo os últimos dados, 7.000 sacerdotes e 700 bispos irão a Colônia. Farão as catequeses matutinas e confessarão e celebrarão  a Eucaristia pela tarde.