Uma editora na Polônia publicará em outubro um livro inédito escrito por São João Paulo II.

O livro é intitulado "Sermão no Areópago: 13 catequeses" e, segundo explica Marcin Baniak, da editora Wydawnictwo Literackie, “é importante destacar que esta não é uma compilação. É um texto totalmente escrito por Karol Wojtyla como um texto literário, que possivelmente foi escrito para ser apresentado publicamente".

"Após encontrarem os manuscritos, estes serão revelados 40 anos depois que o Arcebispo Wojtyla da Cracóvia foi eleito Papa", explicou Baniak.

Segundo informações do site Polishinenglish.info, o responsável pela editora explicou que "o texto foi encontrado em duas formas: manuscrito e digitado. A editora o lançará de tal forma que o leitor possa comparar ambos".

Acredita-se que o texto foi escrito entre 1965 e 1966, depois que o então Arcebispo Karol Wojtyla e outros participantes do Concílio Vaticano II viajaram à Terra Santa e à Grécia em 1963.

Na Grécia, visitaram o areópago, o local onde há aproximadamente dois mil anos o apóstolo São Paulo prenunciou um sermão diante dos intelectuais da época e onde, segundo a tradição, somente uma pessoa escutou a sua pregação: São Dionísio Areopagita.

O livro é uma análise do sermão de São Paulo, a partir do qual o Arcebispo Karol Wojtyla escreveu 13 lições. Os editores consideram que este texto é “relevante atualmente e que os historiadores poderão encontrar diversos temas que frequentemente foram tratados por São João Paulo II durante o seu pontificado”.

Confira também: