O Bispo do Santiago del Estero, na Argentina, Dom Juan Carlos Maccarone, advertiu que atualmente há uma perda do sentido da vocação maternal, mulheres se deixam levar pela “prepotência” e adquirem um “estilo de vida humana, onde querem eliminar os custos do amor e do respeito por todo ser humano”.

Na celebração de Nossa Senhora do Carmo, o Prelado chamou a atenção sobre o relativismo imperante na tomada de decisões, e advertiu que diante da “frivolidade em relação às grandes questões da vida do homem não se pode chegar até gerar leis que justifiquem a eliminação da vida humana nascente no seio materno”. Adicionou que predomina o “mais forte sobre os mais fracos” com o agravante de que se atenta contra aqueles que “nem voz têm para reclamar seu direito de viver”.

As mulheres hoje “são tentadas e acossadas pela cultura imperante para ir ao aborto em situação crítica de sua maternidade e/ou como um método de controle da natalidade”, adicionou e encomendou à Virgem o cuidado de todas as mães.

Dom Maccarone recordou que desde o primeiro instante da gestação se fixa o “programa do que virá a ser este ser vivente: um homem, individual, com suas notas características já determinadas”.

Finalmente, convidou aos católicos a estar “sempre dispostos a lutar em todas as causas nas que esteja em jogo a vida humana” porque Deus “não fez a morte nem se alegra com a perda dos viventes”, chamando-os a ter presente que “a Igreja não pode deixar de defender a vida humana”.