O Papa João Paulo II dirigiu uma mensagem a um grupo de estudantes de teologia ortodoxa de visita em Roma, no qual expressou sua confiança no encontro destes alunos com a tradição católica.

A mensagem foi dirigida ao Bispo Makarios, auxiliar da Arquidiocese greco-ortodoxa da Suíça, e ao reitor e aos estudantes do Instituto de Estudos Superiores de Teologia Ortodoxa do Centro Ortodoxo do Patriarcado Ecumênico, que se encontra em Chambésy (Suíça).

O Papa manifestou sua alegria pela visita do grupo e disse esperar que “o aspecto espiritual de vossa visita e vosso  encontro com a grande tradição de fé alimentada pela Igreja dos Apóstolos Pedro e Paulo vos permita voltar a descobrir tudo oque compartilhamos em nosso esforço milenar por proclamar o Evangelho de Cristo”.

O Santo Padre lembrou que  "esta primeira visita de estudo e de informação” do Instituto coincidia "com o  40º  aniversário do encontro histórico entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras I em Jerusalém”.

“Dou graças a Deus por este maravilhoso testemunho de fraternidade oferecido à Igreja e vos animo a trabalhar para que o compromisso  estabelecido na terra do Senhor constitua um dever para todos", acrescentou.

Desde que foi fundado em 1997, passaram por este Instituto 71 estudantes procedentes de dez Igrejas ortodoxas, e a metade deles receberam um certificado de especialização em teologia ortodoxa. O Comitê Católico para a colaboração cultural concedeu bolsas de estudo para que aprofundem em seus estudos de francês.