O Papa Francisco distribuiu 40 mil crucifixos aos fiéis que estiveram presentes durante a oração do Ângelus na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 16 de setembro.

Os crucifixos, distribuídos por um grupo de 300 voluntários, foram feitos de metal e estavam acompanhados por um bilhete com uma frase, em três idiomas, de uma expressão pronunciada pelo Santo Padre durante a Via Sacra da JMJ no Rio de Janeiro em julho de 2013: "Na Cruz de Cristo há todo o amor de Deus, há toda a sua imensa misericórdia".

No final da oração do Ângelus, o Pontífice se dirigiu aos 35 mil fiéis que, de acordo com a Gendarmaria Vaticana, estavam reunidos ao lado do Palácio Apostólico, e lhes explicou: “Hoje, dois dias depois da Festa da Santa Cruz, pensei em presentear vocês que estão aqui na Praça com um crucifixo”.

"É isso!", anunciou mostrando aos fiéis a cruz. “O crucifixo é o sinal do amor de Deus, que em Jesus deu a vida por nós. Eu os convido a acolher este dom e a levá-lo para suas casas. Não é um objeto ornamental, mas um sinal religioso para contemplar e rezar”, explicou.

“Olhando Jesus crucificado, olhamos a nossa salvação. Não se paga nada. Se alguém disser que é preciso pagar, é um espertalhão! É um presente do Papa”.

Finalmente, Francisco agradeceu os 300 voluntários que ajudaram na distribuição dos crucifixos: “Agradeço às irmãs, aos pobres e aos refugiados que agora distribuirão este dom, pequeno, mas precioso! Como sempre, a fé vem dos humildes”.

A Esmolaria Apostólica informou em um comunicado que no final da distribuição dos crucifixos e em nome do Santo Padre, os 300 voluntários recebem um sanduíche e uma bebida.

Confira também: