Dom Luis Rafael Zarama, Bispo de Raleigh na Carolina do Norte (Estados Unidos), outorgou a dispensa da obrigação da Missa dominical a todos os fiéis de sua Diocese devido às inundações causadas pelo  furacão Florence.

Em uma nota publicada no site da diocese se explica que “a lei canônica permite dispensas individuais das obrigações de Missa nos casos de uma causa justa, como ‘um desastre natural’”.

“Isto quer dizer que, de acordo às leis da Igreja Católica, os paroquianos podem ser dispensados da obrigação de assistirem à Missa no domingo quando existam causas drásticas como as fortes chuvas e o perigo de inundações”, acrescenta.

A nota assinala deste modo que “se recomenda a todos os fiéis a observar as advertências e as ordens de evacuação segundo o disposto pelos funcionários de gestão de emergências”.

Até este sábado 15 de setembro, as chuvas e as inundações cobraram a vida de seis pessoas, entre elas um bebê, conforme indica CNN.

"O perigo de inundação por esta tormenta é agora mais iminente que quando esta tocou solo há 24 horas", disse esta manhã o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper.

“Enfrentamos paredes de água em nossa costa, ao longo de nossos rios, através de terras de cultivo, ao redor de nossas cidades e povos", acrescentou.

O furacão Florence tocou terra na sexta-feira pela manhã na Carolina do Norte como um furacão de categoria 1 e deixou sem eletricidade cerca de 950.000 pessoas nesse estado e na Carolina do Sul, milhares de pessoas tiveram que sair de suas casas e esperar a tormenta passar em abrigos.

A Catholic Charities (entidade de caridade das dioceses dos Estados Unidos) de Raleigh também tem oferecido abrigo e mantimentos aos afetados pelo furacão e está recrutando voluntários para ajudar as pessoas que precisam de ajuda para sair de casa ou que estão sem água e alimentos.

Confira este trabalho da Catholic Charities em: http://www.catholiccharitiesraleigh.org/

Leia também: