O Cardeal Daniel DiNardo, presidente da Conferência Estados Unidos de Bispos Católicos (USCCB), se pronunciou após seu encontro com o Papa Francisco sobre as diversas denúncias de abuso sexual neste país: “Escutou-nos do mais profundo de seu coração”.

Em um comunicado divulgado pela USCCB depois da reunião realizada hoje no Vaticano, o Cardeal DiNardo expressou: “Somos gratos ao Santo Padre por ter-nos recebido em audiência. Partilhamos com o Papa nossa situação nos EUA, como o corpo de Cristo foi dilacerado pelo mal dos abusos sexuais”.

O Papa Francisco recebeu hoje o Cardeal DiNardo junto com o Arcebispo de Los Angeles e vice-Presidente da USCCB, Dom José Gómez; Dom Brian Bransfield, Secretário Geral da USCCB; e o Cardeal Sean Patrick O'Malley, Arcebispo de Boston, Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores".

A reunião aconteceu aproximadamente um mês depois que a Suprema Corte da Pensilvânia, nos Estados Unidos, divulgou um relatório denunciando mais de mil casos de abusos sexuais perpetrado pelo clero no país no decorrer dos últimos 70 anos.

Recentemente também publicaram denúncias contra o ex-cardeal Theodore McCarrick ex-Arcebispo Emérito de Washington, por casos de abusos sexuais e assédio sexual aos seminaristas.

O Cardeal DiNardo assegurou hoje que o Papa Francisco “nos escutou do mais profundo de seu coração”.

“Foi um diálogo longo, frutuoso e bom”, destacou.

“Depois da audiência, rezamos juntos a oração do Ângelus e pedimos a misericórdia de Deus e a força no trabalho para curar as feridas”.

O presidente da USCCB também disse: “Esperamos continuar ativamente o nosso discernimento para identificar os próximos passos concretos”.

Confira também: