O Papa Francisco recebeu as participantes do Congresso Internacional para as Viúvas Consagradas, a quem exortou a ser luz para o mundo e viver em castidade, obediência e pobreza.

“A morte de seus esposos levou vocês a reconhecer um chamado particular do Senhor e a respondê-lo, consagrando-se a Ele por amor e com amor. Junto com vocês, agradeço a Deus pela fidelidade do seu amor que une cada uma de vocês, além da morte, ao seu esposo e que as chamou e consagrou para viver hoje o seguimento de Cristo na vivência da castidade, obediência e pobreza”.

O Pontífice destacou que a consagração na viuvez “é um dom que o Senhor faz à sua Igreja para dizer a todos os batizados que a força do seu amor misericordioso é um caminho de vida e santidade, que nos ajuda a superar as provações e renascer para a esperança e a alegria do Evangelho”.

"Portanto, convido-as a manterem os olhos fixos em Jesus Cristo e a nutrir o vínculo particular que as une a Ele".

O Santo Padre assegurou também que elas podem "levar o testemunho deste amor de Deus, que é para cada homem um chamado a reconhecer a beleza e a felicidade de ser amados por Ele".

“Unidas a Cristo, sejam fermento na massa deste mundo, luz para aqueles que caminham nas trevas e na sombra da morte”.

“Encorajo-as a viver sua consagração na vida cotidiana com simplicidade e humildade. O Espírito Santo ajudará vocês a testemunhar que Deus pode atuar em qualquer circunstância, mesmo no meio de aparentes fracassos e que a pessoa que se oferece e entrega a Deus por amor, seguramente será fecunda”.

Confira também: