Uma equipe de arquitetos e operários iniciou no Palácio Arcebispal de Valência as obras de acondicionamento do primeiro andar do edifício para habilitar o “apartamento pontifício” no que residirá o Papa Bento XVI e seus colaboradores mais próximos durante sua estadia em Valência com motivo do Encontro Mundial da Família, previsto para julho de 2006.

As dependências que serão habilitadas têm uma superfície de 183 metros quadrados, próximas à capela do prédio e com vistas ao pátio e jardim interior, informou o semanário diocesano Paraula.

Segundo a agência Avan, os trabalhos de refroma permitirão converter várias dependências antigas do Palácio Arcebispal em três dormitórios de 12 metros quadrados cada um com banheiro individual, e dois deles com escritório anexo de 20 metros quadrados. Está previsto que os trabalhos se prolonguem ao longo de vários meses.

Do mesmo modo, outras das dependências afetadas pelas obras são parte da sacristia da capela e habitações que até agora se utilizavam como armazém.

Por último, no vestíbulo do Palácio Arcebispal, foi instalado um pôster de grandes dimensões do Encontro Mundial da Família com uma imagem do Papa e a lenda: “Bento XVI. Te esperamos!”.