A polícia local deteve  homens que teriam participado do assassinato do Bispo Luigi Locati, Vigário Apostólico de Isiolo, conforme informaram fontes oficiais.

O oficial Robert Kipkemei Kitur da polícia local declarou à agência Reuters que os dois suspeitos foram encontrados com 18 rondas de munições.

Segundo Kitur, os policiais que se encarregaram da detenção também recuperaram dois cartuchos de duas armas diferentes. “Parece que alguém é de um rifle G-3 e a outra de um rifle AK-47, indicou.

A morte do Bispo aconteceu uma semana depois do sangrento enfrentamento entre tribos no distrito de Marsabit, ao sul da fronteira etíope, onde pelo menos 75 pessoas foram assassinadas.

Joseph Samal, um coordenador de desenvolvimento do Vicariato Apostólico de Isiolo, declarou que para a gente o assassinato tem que ver com assuntos locais em Isiolo.

Martín Kivuva, também do Vicariato, considerou que o assassinato não tem relação com os sangrentos enfrentamentos em Marsabit. "Tudo é possível, mas a gente acredita que o assassinato do Dom Locati não tem que ver com a violência desse lugar”, comentou e adicionou que “o norte da Quênia é uma área perigosa aonde qualquer viajante necessita um acompanhante e onde nem sequer os membros da Igreja têm suficiente proteção”.