O Papa Francisco voltou a pedir perdão pelos casos de abusos cometidos por parte de membros da Igreja, desta vez durante o Ato Penitencial da Missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias, em Dublin, Irlanda.

“Ontem, estive reunido com 8 pessoas vítimas de abusos de poder, de consciência e sexuais. Recolhendo o que eles me disseram, gostaria de colocar diante da misericórdia do Senhor estes crimes e pedir perdão por eles”, afirmou o Pontífice diante de milhares de pessoas que participam da Missa celebrada no Phoenix Park de Dublin.

Em seguida, Francisco pediu perdão “pelos abusos na Irlanda, abusos de poder de consciência, abusos sexuais por parte de membros qualificados da Igreja”.

“De maneira especial, pedimos perdão por todos os abusos cometidos em diversos tipos de instituições dirigidas por religiosos e religiosas e outros membros da Igreja. E pedimos perdão pelos casos de exploração laboral a que foram submetidos tantos menores”, disse ainda o Santo Padre.

No Ato Penitencial, Francisco pediu perdão ainda “pelas vezes em que, como Igreja, não oferecemos aos sobreviventes de qualquer tipo de abuso, com compaixão, a busca da justiça e ações concretas”.

Além disso, expressou o pedido de perdão “por alguns membros da hierarquia que não se responsabilizaram por estas situações dolorosas e guardaram silêncio”.

Francisco também pediu “perdão pelas crianças que foram afastadas de suas mães, e por todas aquelas vezes em que se disse a muitas mães solteiras que tentar buscar seus filhos dos quais foram afastadas, ou aos filhos que foram afastados de suas mães, que isto era pecado mortal. Isso não é pecado mortal, é quarto mandamento”.

Ao final do Ato Penitencial, o Santo Padre rezou para que “o Senhor mantenha e acrescente este estado de vergonha e de compunção e nos dê a força para trabalhar para que nunca mais aconteçam e para que se faça justiça”.

Na tarde de sábado, 25 de agosto, o Papa Francisco se encontrou durante uma hora e meia com um grupo de oito pessoas vítimas de abusos na Irlanda.

Já na manhã deste domingo, antes da oração do Ângelus no Santuário de Knock, o Santo Padre disse que apresentou à Virgem durante seu momento de oração neste templo “de modo particular todas as vítimas de abusos por membros da Igreja na Irlanda”.

“Imploro o perdão do Senhor para estes pecados, para o escândalo e a traição sentidos por muitos na família de Deus”, disse ainda.

Confira também: