Dirigindo-se na noite de hoje aos participantes da Festa da Família, um evento no marco do Encontro Mundial das Famílias que se realiza em Dublin, o Papa fez um pedido para que as redes sociais não sejam uma ameaça e sim uma ajuda para a vida familiar dos católicos.

O Santo Padre afirmou que “os meios de comunicação social não são necessariamente um problema para as famílias, mas podem contribuir para a construção duma «rede» de amizade, solidariedade e apoio mútuo”.

“As famílias podem conectar-se através da internet e beneficiar disso. Os meios de comunicação social podem ser benéficos, se forem usados com moderação e prudência. Vós, por exemplo, que participais neste Encontro Mundial das Famílias, formais uma «rede» espiritual e de amizade, e os meios de comunicação social podem ajudar-vos a manter esta ligação e alargá-la a outras famílias em muitas partes do mundo”, assinalou o Pontífice.

“Contudo, importante que estes meios nunca se tornem uma ameaça para a verdadeira rede de relações de carne e sangue, prendendo-nos numa realidade virtual e isolando-nos das relações autênticas que nos estimulam a dar o melhor de nós mesmos em comunhão com os outros”, assinalou.

Francisco advertiu que nos momentos em que cada membro está “com o telefone” na mão mas conectado fora da família, aparece o perigo de afastar-se “do concreto da família” e levar “uma vida etérea, abstrata, sem consistência”. “Estejam atentos a isto!”, alertou.

Francisco destacou que “as famílias estão chamadas a continuar crescendo e avançando em todos os lugares, mesmo em meio de dificuldades e limitações, tal como fizeram as gerações passadas”.

“Todos formamos parte de uma grande cadeia de famílias, que vem do início dos tempos. Nossas famílias são tesouros vivos de cor, com os filhos que a sua vez se convertem em pais e logo em avós”.

Ao finalizar sua mensagem, Francisco assegurou que as famílias, com seu testemunho do Evangelho, “podem ajudar Deus a realizar seu sonho, podem contribuir a aproximar todos os filhos de Deus, para que cresçam na unidade e aprendam o que significa para o mundo inteiro viver em paz como uma grande família”.

Confira ainda: