A Esmolaria Apostólica é o organismo vaticano que se encarrega de exercer “em nome do Santo Padre o serviço de assistência aos pobres e depende diretamente dele”.

O Esmoleiro de Sua Santidade, o Cardeal Konrad Krajewski, também é delegado pelo Papa para conceder as bênçãos apostólicas por meio de um diploma em pergaminho.

A história da Esmolaria remonta ao pontificado do Papa Inocêncio III, que guiou a Igreja entre os anos 1198 e 1216. Em uma de suas bulas menciona-a como algo que já existia previamente.

Foi o Beato Gregório X, Papa entre 1271 e 1276, que estabeleceu as responsabilidades do Esmoleiro; e foi Alexandre V quem, em 1409, regulamentou as formalidades e as normas da Esmolaria.

O Papa Leão XIII foi quem, no marco da arrecadação de fundos para as obras de caridade, delegou ao Esmoleiro a faculdade de conceder as bênçãos apostólicas.

Com o dinheiro que se arrecada com as bênçãos, são ajudadas diferentes pessoas como indigentes, pobres ou quem necessite.

O Esmoleiro Apostólico tem a dignidade de Arcebispo e faz parte da Família Pontifícia. Como tal, participa das celebrações litúrgicas e das audiências oficiais do Santo Padre.

O Papa Francisco decidiu criar cardeal o atual Arcebispo Esmoleiro para sublinhar ainda mais a missão que tem e a importância que o Santo Padre dá ao trabalho que realiza.

Por meio do Esmoleiro, o Pontífice colocou banheiros e chuveiros para os sem teto na Praça de São Pedro, levou milhares de pobres ao circo, compartilhou refeições com os mais necessitados de Roma, entre muitas outras obras de caridade.

Confira também: