O Papa Francisco já está em Dublin na sua 24ª viagem apostólica internacional, para onde viajou por ocasião do Encontro Mundial das Famílias.

O avião da companhia Alitalia, com o Pontífice aborco, decolou do Aeroporto Internacional de Roma-Fiumicino às 8h30 (hora local) e aterrissou no de Dublin às 10h30 (11h30 hora de Roma), após 3 horas e 15 minutos de voo.

Durante o voo e como é tradição, o Papa enviou um telegrama ao presidente da República Italiana, Sergio Mattarela, no qual invoca “sobre a nação italiana abundantes dádivas de visão e sabedoria para continuar a apreciar e preservar o valor do matrimônio e da família”.

O Papa saudou, durante o voo, os 70 jornalistas que o acompanharão ao longo desses dias e explicou que guarda uma boa recordação da Irlanda, porque estudou inglês durante três meses nesse país. “Obrigado por sua companhia e abrigado por ter vindo. Está será minha segunda festa das famílias, a primeira foi na Filadélfia. Gosto de estar com as famílias! Estou feliz por esta viagem”, disse na saudação.

“Há também um segundo motivo que toca um pouco o meu coração, porque estive na Irlanda há 38 anos, em 1980, por três meses, para praticar um pouco de inglês. Também para mim essa é uma bela recordação. Obrigado por seu trabalho”, acrescentou.

Ao chegar, foi recebido pelas autoridades da Irlanda, acompanhados por duas crianças com roupas típicas do país, que lhe ofereceram flores. Também estiveram presentes o Cardeal Kevin Farrel, presidente do Dicastério para os Leigos, Vida e Família, o Arcebispo de Dublin, Dom Diarmui Martin, e outros representantes eclesiásticos.

Do aeroporto, Francisco seguiu para a residência presidencial, onde aconteceu a cerimônia de boas-vindas.

Confira também: