Ao completar duas semanas do rechaço do projeto do aborto no Senado da Argentina, três templos católicos em Buenos Aires foram atacados com tinta vermelha e frases abortistas.

ADVERTÊNCIA: As imagens podem ferir a sensibilidade do leitor.

Na segunda-feira, 20 de agosto, os fiéis perceberam os ataques ocorridos nas paróquias Santa Maria de Betânia e Nossa Senhora das Dores e no Santuário Jesus Sacramentado, todos localizados no bairro de Almagro.

Na paróquia Santa Maria de Betânia, os atacantes profanaram uma imagem da Virgem Maria com tinta vermelha e colocaram cabides nas entradas, além de deixar cartazes com frases em favor do aborto e contra a Igreja.

"Encontrei alguns cartazes e depois uma mancha de tinta, que achava que era sangue. Depois vi todo o caminho e a mancha no chão”, contou Pe. Salvador Gómez, vigário da paroquia, em declarações a ‘Todo Noticias’.

Os dois cartazes pendurados na entrada da igreja diziam: "A única igreja que ilumina é aquela que queima" e "Os mortos não voltam mais, vocês são responsáveis".

Diante disso, Pe. Gómez expressou que "a primeira coisa que veio a minha mente foram as palavras de São Francisco: ‘Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o perdão’. Não conseguia pensar em outra coisa".

Enquanto isso, o Santuário Jesus Sacramentado também foi pintado e penduraram cabides do lado de fora. Também escreveram em um cartaz: "Igreja e Estado, assunto separado".

Em um comunicado, os sacerdotes do santuário assinalaram: "Queremos dizer às pessoas que nos agridem que não poderão mudar o rumo do nosso trabalho, que é o anúncio do Evangelho, a boa notícia de Jesus".

"Somos pessoas honestas, não somos perfeitos; que através do nosso trabalho tentamos fazer da Igreja um lugar de esperança e de dignidade. Que não cobramos nada do Estado e que trabalhamos com todas as nossas forças a fim de que a vida das nossas crianças, jovens, idosos e especialmente os mais pobres, seja melhor", afirmaram.

Acrescentaram que "somos milhares de pessoas envolvidas nesta missão e, quando você vier à noite e com o rosto escondido para pintar e ofender, encontrará em nós a barreira intransitável do bem que vence o mal, também encontrará o perdão e uma força que ninguém poderá tirar de nós, que é a alegria de seguir Jesus".

"Podemos te oferecer o melhor de nós, que é o nosso pão, o nosso canto e o nosso abraço, porque, apesar de tudo, somos irmãos. Continuaremos caminhando mesmo assim... e sempre com a esperança intacta de compartilhar um bom diálogo", expressaram no comunicado.

Finalmente, a paróquia Nossa Senhora das Dores foi atacada da mesma forma, o que provocou o repúdio do Bispo de Gualeguaychú, Dom Hector Zordán, que foiseu vigário e pároco antes de ser nomeado bispo.

Junto com a sua manifestação de solidariedade à comunidade, ao seu pároco e aos Missionários dos Sagrados Corações, congregação responsável pela paróquia, Dom Zordán assinalou que "continuamos apostando pela possibilidade de conviver em paz nesta terra abençoada, mesmo pensando diferente".

Confira também:

Mais em