O Papa Bento XVI está passando umas férias centradas na oração, o estudo e a redação de documentos, com passeios muito breves e sem contato com o público, informaram fontes próximas ao Pontífice.

A diferença de seu predecessor, o Santo Padre não se deixou ver pelos fotógrafos, e seus breves passeios vespertinos os realizou por trilhas próximas à residência de Les Combes. 

João Paulo II realizava largas excursões e às vezes detinha o veículo para cumprimentar turistas e habitantes do povo que iam à região para encontrá-lo.

O Papa Bento se levanta durante estas férias às 7:30, celebra Missa e logo toma o café da manhã; para depois trabalhar ou ler no jardim ou no estúdio do primeiro andar da casa. Depois do almoço descansa um momento e volta a trabalhar até 17h.

A esta hora, o Papa dá um passeio pelas trilhas do monte Pileo, a mil e 644 metros sobre o nível do mar, ao qual chega de carro por caminhos internos sem atravessar nenhuma estrada provincial, por isso ainda ninguém lhe pôde ver durante suas férias.

O porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, é o único que pôde tomar três fotografias, nas quais o Santo Padre aparece se assomando em uma cerca de onde se aprecia o vale próximo.

De noite, Bento XVI toca algumas peças no piano que foi levado até a residência.

Com o Papa compartilham o pequeno chalé de pedra seu Secretário, Dom Georg Gaenswein; o ajudante de câmara do Papa, Angelo Gugel; e as duas consagradas que atendem habitualmente ao Pontífice.

O resto do séquito do Papa, incluído o porta-voz, Joaquín Navarro-Valls, vive em uma casa adjacente dos salesianos, que desde este ano se chama “Residência Alpina João Paulo II”.