O Arcebispo de Washington, Cardeal Donald Wuerl, cancelou a sua participação durante o Encontro Mundial das Famílias que começou hoje em Dublin (Irlanda).

O cancelamento ocorreu depois de uma semana na qual o Purpurado enfrentou fortes críticas pela maneira como lidou com os sacerdotes acusados ​​de agressão sexual quando era Bispo de Pittsburgh, entre 1988 e 2006.

Em 14 de agosto, o Júri da Pensilvânia publicou, após 18 meses de investigação, o seu relatório que menciona cerca de mil abusos sexuais cometidos por aproximadamente 300 sacerdotes durante as últimas sete décadas em seis dioceses neste estado, incluindo Pittsburgh.

O relatório evidenciou sérias duvidas sobre o controle dos casos de abusos cometidos pelo Cardeal Wuerl, incluindo o caso no qual ele autorizou a transferência e o ministério continuou de um sacerdote acusado deste crime há algumas décadas.

O Cardeal Wuerl negou ter informações sobre as acusações no momento em que autorizou a sua transferência, mas ainda há algumas perguntas sem resposta sobre a gestão desse caso e de outros.

Recentemente, o Purpurado também foi questionado sobre o que pôde saber a respeito do suposto comportamento coercitivo do seu antecessor em Washington, Cardeal Theodore McCarrick.

Nos últimos meses, McCarrick foi acusado de cometer abuso sexual com dois adolescentes e de ter cometido durante décadas atos de agressão sexual e coerção contra seminaristas e sacerdotes jovens. Em 2005 e 2007, duas dioceses de Nova Jersey chegaram a acordos com supostas vítimas de McCarrick.

O Cardeal Wuerl, que sucedeu McCarrick como Arcebispo de Washington em 2006, informa que não sabia de tais acordos, ou de qualquer reclamação sobre o comportamento sexualmente abusivo de McCarrick, que continuou vivendo e exercendo o seu ministério na Arquidiocese depois da sua aposentadoria.

O atual Arcebispo de Washington enfrentou vários pedidos para a sua renúncia durante esta semana. De fato, o Cardeal apresentou uma carta de renúncia ao Papa Francisco em novembro de 2015, depois de completar 75 anos, idade na qual os bispos geralmente apresentam as suas cartas de renúncia ao Papa.

Enquanto muitos especialistas esperavam que o Cardeal Wuerl permanecesse no seu cargo até os 80 anos, agora parece provável que a sua renúncia seja aceita antes.

Não houve nenhuma indicação do Vaticano sobre quando poderia aceitar a renúncia do Cardeal Wuerl. Entretanto, fontes próximas a este último especulam que ele poderia permanecer em seu cargo o tempo suficiente para participar das conversas iniciais entre os bispos dos Estados Unidos quando começarem a abordar as consequências da monumental crise de abuso sexual que a Igreja enfrenta.

O Cardeal Sean O'Malley, de Boston, também cancelou a sua participação esta semana no Encontro Mundial das Famílias. O Purpurado se retirou do evento depois de anunciar uma investigação sobre denúncias de irregularidades sexuais no seminário da Arquidiocese de Boston.

O Encontro Mundial das Famílias é organizado pelo Dicastério do Vaticano para os Leigos, Família e Vida, liderado pelo Cardeal Kevin Farrell, que anteriormente foi Bispo de Dallas e há alguns anos serviu como Bispo Auxiliar de Washington, com McCarrick como Arcebispo.

O Encontro Mundial das Famílias começou hoje e termina no dia 26 de agosto. No último dia, o Papa Francisco celebrará uma Missa ao ar livre no Parque Phoenix, em Dublin.

Confira também: