Entre os dais 6 e 9 de setembro, a Comunidade Católica Shalom promove o Fórum 2018, quejá tem confirmada a presença de Dom Giacinto Marcuzo, Vigário Geral do Patriarcado Latino de Jerusalém e Vigário Patriarcal para Jerusalém e Palestina, como um dos palestrantes.

Neste ano, o fórum tem como tema “De graça recebestes, de graça dai” (Mt 10,8) e será realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza

O evento reúne participantes de diversos estados e conta com momentos formativos, espirituais e artísticos na programação.

Um dos palestrantes principais, Dom Giacinto Marcuzo é italiano da Diocese de Vittorio Veneto e, há 58 anos, missionário na Terra Santa. Foi para a Judeia quando adolescente, em 1960, para terminar seus estudos sacerdotais e aprender a língua árabe. Depois de completar sua formação no Seminário de Beit Jala (Belém), foi ordenado sacerdote em 1969 e Bispo em 1993.

Conforme assinalam os organizadores do Fórum, “homem de grande cultura e profundo conhecedor da realidade do Oriente Médio, além dos estudos na área da teologia e espiritualidade”, o Vigário Patriarcal “tem formação sobre literatura árabe”.

Como Bispo titular de Emaús, dedicou-se por 24 anos ao Vicariato Patriarcal para Israel, marcando fortemente a vida cristã deste país e sendo também muito envolvido no diálogo inter-religioso. Dentre os inúmeros eventos vividos, destacam-se as visitas dos três últimos Papas à Terra Santa.

A programação do evento contará ainda com formação ministrada por Moysés Azevedo, Fundador da Comunidade Católica Shalom, consultor do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização desde 2011 e, por muito tempo, foi consultor do Pontifício Conselho para os Leigos, atualmente Dicastério para os Leigos, Família e Vida.

Integra também a lista de pregadores Emmir Nogueira, cofundadorada Comunidade Shalom, para quem “formação não é conteúdo, formação é vivência”.

O Fórum acontece desde 1994 e tem como objetivo formar os participantes à luz da Fé católica e do Carisma Shalom. Segundo explica Emmir Nogueira, neste ano, o Fórum Shalom traz um treinamento específico sobre a vida de oração e sobre os trabalhos de evangelização na Igreja.

Ainda de acordo com Emmir, que é responsável pelas formações, o evento faz parte da história e da tradição da Comunidade e, por isso, é considerado o mais importante a nível formativo.

Além da formação, o Fórum Shalom 2018 oferece para os participantes, durante as tardes, workshops com diferentes temáticas e, durante as noites, programação cultural. Na sexta-feira, 7 de setembro, está prevista a apresentação do espetáculo “Para onde correm os rios”, da Companhia de Artes Shalom. E no sábado, 8 de setembro, haverá o show da banda Missionário Shalom.

Confira também: