Catarina Luís e Nuno Fortes são um casal português que participará pela primeira vez do Encontro Mundial das Famílias e revelaram que estão com grande “expectativa” quanto às partilhas que viverão neste evento.

O IX Encontro Mundial das Famílias acontece em Dublin, Irlanda, a partir desta terça-feira, 21 de agosto, e segue até domingo, 26 de agosto.

Em declarações ao jornal “Voz da Verdade”, do Patriarcado de Lisboa, o casal afirmou que parte para Dublin “com a expectativa de participar num espaço de comunhão internacional de famílias e procurar partilhar e receber a partilha de famílias de todo o mundo sobre como é viver em família esta alegria de ser cristão”.

Membros da Pastoral Familiar de Lisboa, Catarina e Nuno estão acostumados a participar de eventos internacionais da Igreja. Eles se conheceram em uma peregrinação a Taizé, França, e participaram em três Jornadas Mundiais da Juventude, em Colônia, Madri e Rio de Janeiro.

Por essa experiência anterior, as notícias sobre os Encontros Mundiais das Famílias despertaram neles o desejo de também participar deste evento.

Segundo Catarina, as fotografias de famílias reunidas, com adultos, crianças, idosos mostrando uma “dimensão intergeracional de vivência da fé”, tocaram-na muito e fizeram com que se inscrevessem para o Encontro na Irlanda.

Sobre o evento, uma das dimensões que mais os “entusiasma” é a experiência de ser acolhidos por outra família, devido à possibilidade de “partilhar o dia a dia” com uma família que ainda não conhecem, mas que se dispôs “a abrir a sua casa e a partilhar, com outra família, a alegria de ser cristã”.

“É muito bonito e desejo experimentar. É uma das dimensões do encontro pela qual temos curiosidade”, contou Catarina.

Durante o evento, Catarina, Nuno e os milhares de participantes terão a presença do Papa Francisco no sábado e no domingo. No último Encontro Mundial, na Filadélfia (Estados Unidos), em 2015, o Pontífice apelou para que cada família possa, ela própria, “ser profeta em todo o mundo”.

Nuno Fortes assinalou que este desafio “continuará e perdurará ao longo dos tempos” e recordou as palavras de São João Paulo II, na Exortação Apostólica ‘Familiaris Consortio’, ao afirma que “as famílias são os primeiros agentes evangelizadores das outras famílias”.

“Ser família não é uma coisa idílica. É viver o Evangelho nas dificuldades concretas da nossa vida que são marcadas por muitas alegrias, mas também por dificuldades. Passa por conhecer Cristo no outro, perante as nossas fragilidades, e acolhê-lo no absoluto daquilo que o outro é. Só assim podemos dar o testemunho do que é o Amor”, afirmou.

Para ele, “isto de nos amarmos a imagem de Cristo é um desafio que nos ultrapassa. Só com a graça do Espírito Santo podemos, um dia, chegar lá perto”.

Revitalização da Pastoral Familiar

A delegação portuguesa no Encontro Mundial das Famílias, para além dos centenas de inscritos das diferes dioceses, contará também com a participação do presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, Dom Joaquim Mendes.

Ao jornal “Voz da Verdade” o Prelado assinalou que “os Encontros Mundiais das Famílias são momentos fortes de revitalização da pastoral familiar, inserem-se num caminho, num processo, que tem uma preparação e deve ter uma continuidade”.

“Este Encontro Mundial das Famílias é uma oportunidade para aprofundar o Evangelho que é a força e a alegria da família, que faz dela um sinal do amor de Deus e testemunha da sua misericórdia”, afirmou.

Além disso, indicou que “o Encontro, que reúne famílias de todo o mundo, é uma oportunidade para explorar as riquezas do ‘Evangelho da Família’ e um momento para celebrar, rezar, refletir sobre a importância da família na sociedade e na Igreja”.

Confira também:

Mais em